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Os erros mais comuns ao iniciar um negócio virtual

Neste post vamos abordar os principais erros cometidos ao iniciar um negócio virtual.

1) Não utilizar hospedagem e domínio próprio no seu negócio virtual

hospedagem-site
hospedagem de seu negócio virtual

Com a intenção de reduzir custos as pessoas iniciam um negócio virtual utilizando um serviço gratuito de hospedagem. Esta economia não vale a pena pois transmite uma imagem amadora e  compromete desde o início o grau de confiabilidade do seu negócio. A hospedagem possui serviços iniciais bem acessíveis e com o crescimento é possível expandir e ampliar este serviço. Já o domínio é um custo anual único e pode ser registrado aqui no Brasil diretamente no orgão responsável, www.registro.br. Se desejar um domínio internacional existem inúmeras empresas no Brasil e no mundo que podem fazer este registro. O custo do registro é extremamente baixo, sendo cerca de R$ 30,00 / ano no Brasil e em torno de US$ 10 a US$ 15 / ano no exterior.

2) Iniciar sem um plano definido

O sucesso significa chegar a um certo ponto atingindo uma meta, se não possui metas estabelecidas, como mensurar isso? Esta ideia de ir caminhando sem rumo e vendo o que vai acontecer é sem sombra de dúvida uma receita para o fracasso. É preciso refletir no produto ou serviço oferecido, como mantê-lo, como gerar receita, os principais concorrentes (se houver). É preciso analisar tudo cuidadosamente e definir desde o início os objetivos desejados e trabalhar bastante para alcançá-los.

3) Não perder tempo com o conteúdo e atualizações do site

É preciso que o seu site esteja sempre sendo atualizado e com novidades. Ninguém gosta de entrar em um site (seja ele uma loja virtual, um blog, um site de cursos on-line), que está sempre igual com o mesmo conteúdo. Isso significa que toda a audiência conquistada vai ser perdida. Não dá para pensar que um negócio virtual é montar um site, colocar um conteúdo e largá-lo na internet e que o mesmo terá sucesso e trará retorno financeiro. O negócio virtual é como outro qualquer, precisa de dedicação, esforço e pessoas trabalhando nele de forma contínua.

4) Ignorar os concorrentes

É preciso identificar os principais concorrentes e verificar se o mercado ja está saturado no segmento desejado, se possui condições de oferta do produto / serviço melhores do que seus concorrentes, se possui logística necessária para atender seus clientes, entre outros. Preste atenção e observe os pontos fortes e fracos de cada um dos concorrentes. Seja criativo, explore as fraquezas deles e pense como motivar seus clientes. Ofereça vantagens e benefícios não encontrados em outro lugar.

5) Não investir em marketing

Mídias sociais
integração com as redes sociais

Este é o principal erro cometido e responsável pelo fracasso dos negócios virtuais. É preciso investir sistematicamente em marketing e estratégias on-line. Não é possivel sobreviver neste mundo sem investir em midias sociais, links patrocinados no Google e Facebook, anunciar em portais específicos e que possuem sinergia com o seu negócio, entre outros. Nesta hora o ideal é buscar uma consultoria especializada, uma empresa ou pessoa que possua experiência. Não adianta ir investindo o seu dinheiro de qualquer maneira. Isso não vale a pena. Existem maneiras de fazer com que seu dinheiro, mesmo pagando um terceiro para ajudá-lo, traga um retorno muito mais eficiente para seu negócio.

5) Desenvolvimento do seu site com uma empresa ou pessoa sem experiência

Já está comprovado que o desenvolvimento do seu site, blog ou loja virtual tem que ser realizado por uma empresa altamente especializada e com condições de lhe oferecer uma solução completa em todos os aspectos tecnológicos necessários. Existem muitos aventureiros ou empresas oferecendo soluções amadoras e com uma tecnologia antiga e obsoleta. Já está comprovado que é necessário utilizar na construção da ferramenta  técnicas  para garantir uma melhor visibilidade do seu site junto aos buscadores da Internet.

6) Não otimizar o carregamento do seu site

Dentro dos aspectos que tornam seu site, blog ou loja virtual mais amigáveis para os buscadores está o tempo de carregamento. Além de ninguém gosta de esperar um site carregar, as pessoas tendem a sair do site quando isso acontece. É possível realizar um trabalho de otimização que torne seu site rápido e com excelente tempo de resposta. Busque uma consultoria especializada que permita este trabalho de análise e implementação de melhorias.

Nossa ideia é trazer semanalmente posts relacionados ao tema de negócios virtuais, oportunidades, tecnologias e dicas. Obrigado e até à próxima.

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